4 anos de criatividade com destaque na Time Out

Em Setembro, há dose dupla de Crafts&Design. O jardim da Estrela vai encher no primeiro e segundo fim-de-semana do mês para comemorar o quarto aniversário da feira. Catarina Mendonça Ferreira conta-lhe tudo.

Aos poucos, o Jardim da Estrela parece recuperar a animação que o caracterizava em 1871, quando tinha um leão numa jaula, uma montanha russa e um coreto em forma de barco no meio do lago. Em pleno século XXI, as animações são outras: a reabertura da esplanada principal do jardim (que tem promovido os fins-de-tarde e outros eventos), a banca das taças de açaí, o OutJazz, etc, etc. Mas a verdadeira mudança teve início em 2006, quando a Crafts & Design começou a trazer gente ao jardim nos primeiros fins-de-semana do mês.
Já lá vão quatro anos desde que três amigas – Mafalda Barbosa, Florbela Salgueiro e Luísa Sítima – se juntaram para criar uma plataforma cultural para lançar criadores nas áreas do design e do artesanato urbano. Começaram por ser 20 criadores no Jardim da Estrela e, quatro anos depois, o número ascende à centena. Agora que se preparam para comemorar o 4º aniversário com dose dupla de feira no primeiro e segundo fim-de-semana de Setembro, o balanço só poderia ser positivo. “Superou mesmo as nossas expectativas, confirmando a existência de muitos talentos nestas áreas e um público que procura e acompanha estas tendências”, contam.

No primeiro fim-de-semana do mês montam-se as bancas dos criadores no jardim. A maioria revela objectos de design e decoração e acessórios de moda feitos com materiais recicláveis. Há bonecas de feltro, colares, vestidos e malas, sofás forrados a jornais, ilustrações, fotografias, entre muitas outras coisas.

A organização revela que durante o último ano aumentaram os contactos de criadores internacionais que colocam a C&D no seu roteiro de eventos com o objectivo de integrar o mercado português. “É gratificante ver que vários participantes viram os seus projectos ganhar projecção internacional através deste evento”, contam orgulhosas. “A Crafts & Design é já uma referência para galeristas, lojistas, criadores e para um público apreciador das mais recentes formas de arte”. Para celebrar o 4º aniversário, os Criadores de Imagens trazem ao Jardim da Estrela dois espectáculos. No próximo domingo, a partir das 15.00, o público pode assistir a “Troiando”, uma performance a partir do Cavalo de Tróia que transporta histórias gregas na barriga. O domingo seguinte (dia 12), também a partir das 15.00, está reservado para o espectáculo “Dragocirco”, protagonizado por Alexandrina, uma dragoa especial.

De futuro, a ênfase do projecto será dada na segunda componente do mesmo: o design. “Queremos apostar cada vez mais na área do design gráfico, equipamento, moda, etc.” Uma atitude que marca a diferença entre a Crafts & Design e o conceito de “feira de artesanato urbano”. “Encaramos e promovemos este evento como uma plataforma cultural, com uma rigorosa selecção, onde a música, o teatro, as animações de rua e os projectos dos criadores integram os requisitos da Crafts & Design.
A Crafts & Design realiza-se no Jardim da Estrela, no primeiro e no segundo fim-de-semana de Setembro (dias 4, 5, 11 e 12) das 09.00 às 19.00, e tem entrada gratuita.


Fonte: Time Out - terça-feira, 31 de Agosto de 2010

Sem comentários: